A edição de 2012 da Gibicon realizada em Curitiba
não reuniu apenas artistas ligados ao universo do gibi. Os modeladores de
figuras 3D foram uma surpresa da feira de stands concentrada no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem. Os
artistas chamaram a atenção dos visitantes enquanto modelavam figuras durante o
evento para apreciação do público.
Daniel Künzle (28) é modelador há mais de 1 ano e
explica que “no Brasil, ainda não existe um mercado de trabalho e nem sequer alguma
faculdade, pois trata-se de um trabalho muito artesanal”.
Embora não haja muitos recursos de incentivo à
modelação de figuras, Künzle diz que o processo de modelação em 3D, no qual um
boneco criado em pasta argilosa é escaneado para receber tratamentos de
animação para jogos de videogame ou filmes, é um trabalho respeitado e
incentivado nos países que produzem esse tipo de entretenimento.
Como mora no Brasil, Künzle produz seus modelos e
os vende como bonecos de coleção. Essa saída ainda não representa uma grande
conquista para os artistas porque a maior parte dos bonecos que interessam ao
público possuem direitos autorais de filmes, gibis e games.
O trabalho autoral acaba cedendo espaço ao trabalho
encomendado ou realizado para marcas que possuem esses direitos. De acordo com
Künzle, a maioria dos artistas modeladores no Brasil se muda para países que
possuem o mercado mais abrangente dos filmes e games, além das marcas de
bonecos de coleção, muito famosas nos EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário