sexta-feira, 3 de julho de 2015

Clássico de Rossellini foi destaque em mostra paralela do Olhar de Cinema

Cena de "Stromboli". Foto: Reprodução. 
Stromboli faz parte do movimento neorealismo italiano e discute o impacto da Segunda Guerra Mundial nos países europeus

Por Patrick Ribeiro


O filme "Stromboli" esteve entre os clássicos exibidos no 4°Olhar de Cinema. O título foi produzido em 1950 na Itália e teve direção de Roberto Rossellini, um dos mais influentes cineastas do neo-realismo italiano, movimento cultural que levava a realidade social e econômica da época no país para a ficção cinematográfica. 

Em "Stromboli" esses elementos políticos se evidenciam na vida de Karen (Ingrid Bergmam), que, assim como milhões de europeus, ainda sofre os efeitos da Segunda Guerra Mundial. Após se refugiar em vários países, ela acaba aprisionada pela policia italiana. Com visto negado para Argentina, onde parte de sua família estava, a jovem senhora casa-se com Antonio (Mario Vitale), um soldado italiano. 

Após o casamento, os dois vão para "Stromboli", uma ilha vulcânica no Mar Mediterrâneo e terra natal de Anotonio. No local, Karen se depara com a cultura dos habitantes, muito diferentes da sua. Para se habituar, enfrenta muitas dificuldades. 

Na trama, Rossellini busca mostrar os transtornos do choque cultural dos europeus com um conflito em escalas mundiais. Por essas e outras, "Stromboli" é, sem dúvidas, um filme inesquecível, que faz jus aos Olhares Clássicos do festival curitibano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário