domingo, 5 de julho de 2015

"Soft in the Head" tem realismo bem-humorado

Cena de "Soft in the Head", de Nathan Silver. Foto: Reprodução. 
Filme de Nathan Silver mescla o cômico e o trágico em trama inesperada sobre confusões em um jantar

Por Patrick Ribeiro



No dia 16 de junho, Nathan Silver esteva na quarta edição do Festival Olhar de Cinema para debater sobre seu filme "Soft in the Head". Na ocasião, o cineasta falou sobre os bastidores da obra, suas inspirações e as estratégias que usou para construir a história. 

No começo de sua fala, o diretor disse que todos os personagens de sua obra são idiotas e foram inspirados em alguém que conhece. Além das experiências pessoais, ele também se inspirou no livro "The Idiot", de Dostoievski, para escrever a trama. As filmagens ocorreram em seu apartamento com muitas cenas de improviso.

A narrativa é sempre inesperada na obra de Silver. Diferentemente dos desfechos de filmes habituais, "Soft in the Head" mostra circunstâncias familiares ao público. Os tais personagens "cabeças ocas" lidam com esses momentos de forma diferente do que geralmente é visto nas ficções cinematográficas.

O cineasta instiga o espectador ao articular o trágico e o cômico de uma forma inesperada, criando uma obra repleta de realismo. Na trama, Natalia (Sheila Etxeberría) pede para o namorado (Nick Korbee) ser compreensivo, pois iria a um jantar de família de sua amiga Hannah (Melanie Scheiner), em que haveria um moço (Carl Kranz) apaixonado por ela. 


O pedido se mostra frustrado, pois resulta em uma briga com o namorados. Na cena seguinte, Natália surpreende a família de judeus ortodoxos ao chegar embriagada para o jantar. Por causar transtornos ao momento sagrado, Natalia é convidada a se retirar da confraternização. Ela peregrina pelas ruas de Nova York sem rumo até conhecer Mauri (Ed Ryan), que lhe oferece um abrigo quando está amanhecendo.
No decorrer do filme, há cenas engraçadas, principalmente pela estupidez como que os personagens lidam com seus problemas. Ninguém consegue resolver as questões mais simples de um conflito. Isso revela um pouco da subjetividade dos personagens, ligado a um senso comum de moralismo. Silver parece interessado em questionar essa moral com humor, mas sem esquecer que isso também pode ser trágico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário