domingo, 28 de outubro de 2012

Artistas exibem técnicas de modelagem 3D na Gibicon




Por Thiago Crovador

A edição de 2012 da Gibicon realizada em Curitiba não reuniu apenas artistas ligados ao universo do gibi. Os modeladores de figuras 3D foram uma surpresa da feira de stands concentrada no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem. Os artistas chamaram a atenção dos visitantes enquanto modelavam figuras durante o evento para apreciação do público.

Daniel Künzle (28) é modelador há mais de 1 ano e explica que “no Brasil, ainda não existe um mercado de trabalho e nem sequer alguma faculdade, pois trata-se de um trabalho muito artesanal”.

Embora não haja muitos recursos de incentivo à modelação de figuras, Künzle diz que o processo de modelação em 3D, no qual um boneco criado em pasta argilosa é escaneado para receber tratamentos de animação para jogos de videogame ou filmes, é um trabalho respeitado e incentivado nos países que produzem esse tipo de entretenimento.

Como mora no Brasil, Künzle produz seus modelos e os vende como bonecos de coleção. Essa saída ainda não representa uma grande conquista para os artistas porque a maior parte dos bonecos que interessam ao público possuem direitos autorais de filmes, gibis e games.

O trabalho autoral acaba cedendo espaço ao trabalho encomendado ou realizado para marcas que possuem esses direitos. De acordo com Künzle, a maioria dos artistas modeladores no Brasil se muda para países que possuem o mercado mais abrangente dos filmes e games, além das marcas de bonecos de coleção, muito famosas nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário