quarta-feira, 12 de março de 2014

Volta dos Desfiles à Marechal Deodoro lota arquibancadas no carnaval curitibano

Plateia cheia para os desfiles na Marechal Deodoro.
Texto de Giovanna Tortato e fotos de Manoela Tkatch

Antes mesmo de os integrantes entrarem na “passarela”, as arquibancadas da Avenida Marechal Deodoro já estavam lotadas por cerca de 15 mil foliões, segundo contagem da Prefeitura. Após 15 anos se apresentando no Centro Cívico, o Desfile dos Blocos e Escolas de Samba de Curitiba voltou ao seu percurso tradicional no centro da cidade, e com isso atraiu um público surpreendente em relação aos últimos anos.

Outra notável diferença em relação aos carnavais passados foi o clima mais popular que a festa ganhou, atraindo famílias inteiras e muito apoio dos bairros-sede de algumas das Escolas, como Unidos de Pinhais e Unidos do Bairro Alto. Os blocos tradicionais abriram a noite sendo o Afoxé o primeiro, o bloco que é formado por umbandistas e candomblecistas veio benzendo a avenida no que já virou uma tradição do carnaval. Na sequência, veio o bloco Derrepent, que acabou desfilando com menos integrantes do que o mínimo exigido (somente 123 contra os 160 necessários). Mas só quando o tradicional Rancho das Flores entrou em campo com o tema “25 anos de Alegria na Copa do Mundo” foi que se sentiu uma reação do público curitibano, antes um tanto quanto frio.

O Bloco, composto por idosos e idosas, é o maior e mais antigo de Curitiba com seus 25 anos. A primeira-dama de Curitiba, Marcia Fruet, desfilou com o Rancho como já havia feito antes e esbanjava simpatia e empolgação. O prefeito Gustavo Fruet permaneceu à borda da avenida durante todo o período de desfiles e conversou e tirou fotos com todos que o abordavam, inclusive com a nossa equipe.

Desfile da escola de samba "Rancho das Flores".
A aposentada Rosecler Borges, de 65 anos, desfila pelo Rancho há cinco anos. Ao ser perguntada sobre o que significa voltar ao local onde tudo começou e as diferenças do carnaval este ano, ela declara: “O desfile na Marechal foi melhor que no Centro Cívico, as pessoas estavam animadas, o tempo estava bom, e o desfile estava lindo. O único problema foi o som que deu alguns problemas no decorrer do desfile, tirando isso, estava tudo perfeito.” A aposentada agradeceu a presença de todos e falou que espera ainda mais gente nos próximos carnavais.

Entre os desfiles das Escolas de Samba víamos o Cortejo Real - formado por Rei Momo (que era magro este ano!), Rainha e Princesas do Carnaval - desfilando pela avenida, tentando animar o difícil público curitibano, que parecia ainda não estar comprando a ideia desse tipo de evento na cidade. As Escolas do Grupo A fizeram um belo desfile com temas que variavam entre o estado da Bahia, vilões infantis e volta ao mundo, tendo como desfecho a  bicampeã Acadêmicos da Realeza.


Veja mais fotos do desfile:

Nenhum comentário:

Postar um comentário