terça-feira, 31 de março de 2015

Peça sobre mulheres históricas emociona o público


O grupo Delirivm Teatro de Dança apresentou a montagem na Praça Generoso Marques como parte da programação gratuita do Festival de Teatro de Curitiba

Por Vinicius Frois 

Na manhã do último sábado (28), o grupo Delirivm Teatro de Dança apresentou a peça Mulieribus na Praça Generosa Marques, no centro da cidade. O espetáculo fez parte da programação gratuita do Festival de Teatro de Curitiba.
O enredo da obra fala de mulheres que, nos seus momentos mais difíceis, mudaram ou estão mudando a sua história e a do mundo. As personagens de Mulieribus inspiraram quadros, representados de forma poética pelo grupo, como as mães da praça de maio da Argentina. Entre os temas abordados pela montagem estão o fascismo, a extinção das baleias, o nazismo, as desigualdades sociais, o consumo massificado, o apartheid e a segregação racial, entre outros.

A peça apresentou momentos comoventes, principalmente na cena em que mães procuravam seus filhos na praça. Uma das atrizes encenou o momento aos prantos.

Dulce Helena, integrante do grupo, ressaltou a força feminina representada pela montagem. “Estamos representando o que a mulher conquistou na história." A atriz diz que uma das vantagens de trabalharem Mulieribus é o fato de sempre se emocionar nas apresentações.

A atriz Maria Stella, uma das fundadoras do grupo, afirma que os corpos de judeus lançados aos fornos crematórios de Auschwitz na época do holocausto é uma das cenas mais marcantes e é repleta de simbolismos. “Quando representamos com os lenços sobre a cabeça, estamos fazendo menção ao episódio dos judeus jogados no forno”. Sobre o grupo, ela declarou que passaram por um tempo de inatividade, mas "voltamos à atuar atendendo a pedidos”.

O conjunto Delirivm Teatro de Dança, fundado em 1986, é o pioneiro no Brasil a trabalhar com a Maior Idade. O trabalho tem se desenvolvido por meio de pesquisa e experimento.

Mulieribus tem direção de Joao Butoh, que também ator, bailarino, professor e jornalista. O artista conserva um vasto currículo na área teatral, tendo se apresentado em países como Tailândia, Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha. Além disso, ele também tem uma vasta coleção de prêmios como coreógrafo, figurinista, cenógrafo, diretor e bailarino.



Veja mais fotos da peça:


Nenhum comentário:

Postar um comentário