segunda-feira, 6 de abril de 2015

Trupe Temdona abre as sessões de peças de rua


Trupe Temdona inaugura o primeiro dia de apresentações de peças em toda a cidade e leva alegria e bons momentos para o curitibano

Por Cristine Nascimento e Clayton Rucaly

O Festival de Teatro de Curitiba começou com toda energia e emoção. Na quarta-feira, dia 25, o grupo Trupe Temdona do estado de São Paulo inaugurou as apresentações nas Ruínas São Francisco no Centro Histórico da cidade. A peça, que começou às 16 horas, foi muito bem recebida pelo público curitibano e traz assim uma grande expectativa por parte dos artistas em relação a todo o restante do evento.

O teatro que a Trupe Temdona apresentou retrata a história de Iepe, um pobre camponês beberrão que vive durante a Idade Média. Em meio aos afazeres que é obrigado a fazer por sua mulher, bebe uma cachaça vendida por seu suposto amigo Jaró. Iepe cai no meio do caminho em qual o Barão da cidade estava passando. O Barão então, com toda a sua opulência, resolve pregar uma peça no beberrão após ouvir a ideia de um de seus subordinados, que era de transformar o pobre camponês em Barão. Ao acordar, Iepe percebe que estava em um lugar diferente, cercado de luxo e súditos e com roupas que não lhe pertenciam e muita bebida a seu dispor. Depois de acostumar- se com a diferente ideia de ser Barão, Iepe começa a utilizar de seu poder de maneira hostil, esquecendo suas origens. Após uma série de trapalhadas regadas a muita bebida, Iepe acaba com suas reservas e vai a julgamento por seus abusos, acabando por ser condenado à forca.

A peça cômica foi bem recebida pelo público, e conta com a participação de quatro artistas vindos da cidade de São Caetano. Ao entrevistarmos Rosane Rodrigues, integrante da trupe, que prefere manter sigilo sobre a idade, sabemos mais sobre a companhia: "somos quatro de uma turma que começou com dezoito. Fomos os únicos que persistiram e decidiram se integrar de fato ao mundo das artes cênicas. Esta é a primeira vez que saímos do Estado de São Paulo e nos aventuramos para fora e, de fato, tem sido uma aventura, pois chegamos na cidade ainda hoje sem conhecer nada e somos o primeiro grupo a se apresentar". Perguntada sobre a expectativa do grupo para todo o resto de temporada, ela não esconde suas intenções: "estamos muito animados e com as melhores expectativas possíveis. A cidade tem sido muito receptiva e ela de fato nos prestigia mesmo dando um pouquinho de seu tempo para nos assistir. Queremos que mais pessoas nos vejam e compartilhem conosco esse momento tão marcante para nós, da Trupe Temdona". 

Sobre a experiência de encenar nas ruas, Rosane destaca os desafios: "é uma caixa de surpresas. Você nunca sabe o que vai acontecer. Às vezes acontece algo fora do roteiro e você tem que improvisar, mas sem perder o foco, e principalmente sem estragar a magia da peça. Nem sempre dá certo, mas o bom é que em geral o público é muito compreensivo e em outras vezes levam numa boa e chegam a nos incentivar", diz.

As apresentações, que começaram nesta quarta-feira, irão até o dia 04 de abril (sábado). Espera-se que atinja o maior número possível de pessoas em toda Curitiba, desde o pequeno até o mais velho, para que todos possam ter a experiência de sentir e assistir à magia do teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário