quinta-feira, 16 de abril de 2015

Cultura do sudeste do país é tema de peça no Festival de Teatro de Curitiba


Festival de Teatro trouxe para o público curitibano uma agenda cultural variada, em que as apresentações de peças teatrais gratuitas foram destaque

Por Veridiana Toledo

De classificação livre, a peça teatral “Bumba meu Boi”, com apresentações realizadas entre os dias 03, 04 e 05 de abril no Largo da Ordem, Praça Osório e Ruínas São Francisco, teve duração de 60 minutos, e destacou a cultura da cidade do Espírito Santo, criando um vínculo de proximidade com o público.

O espetáculo retrata a trajetória de Chico, o empregado de uma grande fazenda no interior da cidade do Espírito Santo, que recebe a missão de cuidar do boi que seu patrão acabou de comprar. Porém, esta missão toma outros rumos, já que a esposa de Chico, Catirina, esta grávida e tem o estranho desejo de comer a língua do boi mais bonito e vistoso da cidade. Assim, o pobre homem resolve arrancar a língua do boi de seu patrão, a fim de não deixar seu filho nascer com cara de boi. Atentado pelo Belzebu, Chico recorre ao sincretismo religioso para ressuscitar o boi do Coronel, evidenciando as tradições populares da região sudeste do Brasil.

Ao desenrolar da peça, os integrantes da mesma interagem com o público, os deixando cada vez à vontade e participativos. Conforme conta Eliane Correia, 34 anos, atriz e professora, “essa participação do público é importante para a proximidade de quem assiste à peça e para o elenco, pois como a cultura capixaba é retratada na história, nos preocupamos que o povo goste do assunto abordado.”

Em meio a cantorias e falas engraçadas, a plateia não conseguia conter as boas gargalhadas que o espetáculo proporciona. As crianças são o foco principal da interação público/plateia com o desenrolar da história, como nos conta Guilherme Trevisan, de cinco anos, que participou de um trecho do espetáculo. “Eu gostei de participar da peça, foi bem legal”, conta. 

Para o administrador Marcio Trevisan, 37 anos, peças realizadas em locais públicos são sempre muito bem-vindas, já que proporcionam maiores espectadores à cultura do teatro. “Eu já sabia da peça Bumba meu Boi e já iria trazer o meu filho, Guilherme, para assistir. Quero que ele conheça esse tipo de cultura, que saia do mundo em frente à televisão, dos desenhos animados. E o mais bacana foi ele ter assistido a uma peça de teatro pela primeira vez e participar.” 

Participantes de doze edições do Festival de Teatro, o grupo Gota Pó e Poeira tiveram três meses de ensaios para apresentar a peça “Bumba meu Boi”. Com o apoio da Prefeitura de Guaçui com passagem de ônibus, o grupo conta com a colaboração do público para alimentação e local para hospedagem no período do evento. 

Ao longo da apresentação, o grupo retrata acontecimentos reais da região capixaba do país, como o caso do padre que sempre batizava os recém nascidos meninos de Benedito e as meninas de Maria, principalmente quando eram negras, independente da vontade dos pais. Assim como o fato real da fazenda Castelo da Praga ter acabado completamente devido à ganância do Coronel que lá vivia, existindo o mesmo local abandonado na cidade e atualmente aberta para visitação do público.

Veja mais imagens do espetáculo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário