sábado, 18 de abril de 2015

Espetáculo "Desvio" atrapalha o trânsito curitibano

Artistas provocam motoristas no espetáculo "Desvio".
A atração combina campo urbano com a dança artística, desafiando os bailarinos a intervir no trânsito da cidade


Por Giovanna Menezes e Manoela Tkatch

A apresentação do espetáculo Desvio, que ocorreu na quarta-feira (25) às 11 horas na Praça Santos Andrade, causou mudanças no trânsito da capital paranaense. Com uma combinação de audácia e coragem, os quatro bailarinos conseguiram prender a atenção dos pedestres e motoristas.

O primeiro ato da apresentação foi o Desvio Sinal, em que os bailarinos Eduardo Richa, Joana Amaral, Letícia Paranhos e Anitta Brusque seguraram o trânsito com interferências coreográficas, no sinaleiro da Rua XV de Novembro. Anitta Brusque, bailarina, explica que estamos infelizmente presos a uma rotina e que o objetivo dessa apresentação era fazer a população sair um pouco dela e saber como lidar com interferências e ‘’desvios’’ no nosso cotidiano. "Cada um de nós tem um trajeto e dividimos o mesmo espaço com outras trajetórias, e que no meio da pressa devemos respeitar e saber administrar esse nosso espaço com a rotina dos outros’’, opina.

As estudantes e professoras Jussara, 33 anos e Cristiane, 39 anos, acharam a peça incrível, afirmando que de todas a que assistiram, essa foi a mais interessante, pelo fato da narrativa girar em torno do trânsito e mostrar o quanto as pessoas andam estressadas. “Os atores passavam pelo trânsito e a gente percebeu que o pessoal está muito estressado. Ninguém para pra olhar e ninguém presta atenção no que está em volta”, diz Jussara. Para elas, esse tipo de arte distrai os motoristas. 


O espetáculo Desvio foi criado em 2011, em Porto Alegre, inspirado nas ações corporais de pedestres de três bairros da capital gaúcha. A apresentação conta com três atos, Desvio Sinal (realizado em espaço de retenção de sinaleiros), Desvio Cena (realizado em espaço público), e Desvio Palco (apresentado em recinto fechado).

Veja mais fotos do espetáculo:



Veja também um vídeo da montagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário