domingo, 19 de abril de 2015

Companhia de Teatro Novo Ato adapta obras de Drummond para o Fringe

Espetáculo ocorreu em frente ao Relógio das Flores, no Centro Histórico.
O penúltimo dia do Festival de Teatro abriu com homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade em quatro atos

Por Thayná Peres

A peça Drummond 4 Tempos, que ocorreu às 9h30 do sábado (4), no Relógio das Flores no Largo da Ordem, trouxe ao público a representação de alguns poemas do mestre Carlos Drummond de Andrade. Em cena, os atores Luiz Cláudio e Marília Ribeiro constroem diversos personagens. 

Como propõe o título, a encenação é dividida em quatro atos. A primeira ação relacionou-se com o poema Os Dois Vigários, que envolveu canto e vivacidade corporal. Já a segunda cena demonstrou a dramaturgia que observou o vínculo do homem com os recursos de sobrevivência, em A Morte do Leiteiro. 

Em seguida, a produção trabalhou com trechos do poema O Caso do Vestido, mostrando a dor que atinge um indivíduo sem convívio social. E pra fechar, o último ato, denominado Drummonzinho, abordou a história que reuniu os três primeiros atos. 

Questionado pela reportagem do Capital Cultura sobre as possíveis dificuldades em se fazer encenação na rua, o ator Luiz Cláudio disse que não vê empecilhos; inclusive, acha ‘o maior barato’. “Geralmente a gente está no teatro fechado, escondido, e tem lugar para você sair e para você entrar, para se trocar. Aqui (na rua) não. O pessoal vem, senta e você já vê que são pessoas diferentes. A gente começa a maquiar e chega mais gente, o cara do som solta o som e chega mais gente. As pessoas olham para a gente e pensam que somos doidos, mas na hora que vai para os personagens no espetáculo, elas ficam surpresas e acham legal os atores”, conclui. 

Luiz afirma que a companhia costuma ver como é o local antes das apresentações quando dá tempo. “Quando não dá tempo, a gente vem e apresenta. Esse foram mais de 600 vezes no palco", explica.

As estudantes Aline Bianco e Tainara Luz, de 15 e 19 anos, respectivamente, vieram de Campo Largo para assistir à peça. Aline declara que peças como essa trazem uma ‘coisa poética’ e para ela, que faz teatro, é algo que acrescenta conhecimento. 

A Companhia de Teatro Novo Ato é de Goiânia. Esta é a primeira vez que vem para Curitiba e participam do Festival de Teatro. Além desse, já participaram de outros festivais, como o Festival Nacional de Teatro, Goiânia em Cena, dentre outros.

Veja mais fotos do espetáculo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário