segunda-feira, 14 de abril de 2014

Companhia moderniza peças de Shakespeare para o século XXI

Peça do Fringe arranca gargalhadas do público com participação inesperada

Por Julia Mass e Mirian Villa

A companhia “Coletivo Shakespeare Livre”, de Blumenau, SC, participou da mostra Fringe com o objetivo de levar os clássicos de William Shakespeare para crianças e jovens de todas as idades através de peças adaptadas para uma linguagem mais leve, moderna e divertida. A companhia participa do festival há cinco anos e nesta edição trouxe uma adaptação do livro “Rei Lear”, apresentado no Largo da Ordem e na Praça Santos Andrade. 

Originalmente uma tragédia, o texto foi adaptado para a peça com dança e música. A secretária Luciane Cooper, 42 anos, disse que em questão do alto valor para ter acesso à cultura, hoje em dia é importante contar com projetos como o Fringe, que incentiva a cultura de fácil acesso para todos. Luciane, que tem duas filhas pequenas, diz que sempre que possível as leva para que vivenciem essa experiência, que é de fundamental importância na formação da sociedade.

Durante o espetáculo apresentado no dia 29 de março, que contava com 176 pessoas entre crianças e adultos, foi possível presenciar um exemplo da diversidade da cidade e de como ela atinge a população. Um morador de rua interagiu com os atores, o que gerou surpresa e muitas gargalhadas do público.

A diretora do espetáculo, Nadege Jardim, 43 anos, diz que a mostra Fringe é uma vitrine para as companhias de todos os estados do país e gera um grande retorno. A diretora também citou a importância do estado criar e patrocinar projetos culturais. Assim, geram-se oportunidades no teatro apresentado nas ruas e na interação entre atores e cidadãos comuns de várias classes, que muitas vezes não teriam acesso a esse tipo de cultura se não existissem projetos como esses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário