quarta-feira, 9 de abril de 2014

Espetáculo relembra trajetória de Dorival Caymmi

Público sentou no chão para ver o espetáculo na Praça Rui Barbosa. 


Por Felipe Marques

No aniversário de Curitiba, em 29 de março, os baianos foram o destaque da praça Rui Barbosa, no centro da cidade. Isso porque a peça O que é que esse baiano tem? retratou um pouco do estado nordestino, ao narrar a história do músico Dorival Caymmi. A homenagem ao artista faz referência ao centenário de seu nascimento, comemorado este ano.

O espetáculo conta a vida de pescadores, personagens de romances e outras personalidades que fizeram parte da trajetória de Caymmi, que transformou sua terra em poesia com suas canções. Na apresentação, um público rotativo de 150 pessoas foi, aos poucos, se afeiçoando à peça. Ao fim, houve aplausos e muitos risos.

A estudante Jéssica Kiem, 15 anos, afirma que durante a encenação aprendeu várias coisas que devem ajudar no vestibular, que enfrenta no fim do ano. “Eu achei bem legal. Só havia escutado falar de Dorival Caymmi e tenho certeza que, se cair algo sobre ele nos vestibulares, vou me dar melhor”.

O primeiro grande sucesso do compositor “O que é que a baiana tem?” foi cantado por Carmen Miranda, em 1939. A canção marcou o começo da carreira internacional da Pequena Notável vestida de baiana, influenciou também a música popular dentro do Brasil, tornou-se conhecida a ponto de ser imitada e parodiada. Vários nomes relevantes da literatura brasileira, como Jorge Amado e entre tantos outros citados. Tudo para mostrar a importância de Caymmi, nem sempre lembrado como cânone em nossa cultura.

Veja mais fotos e vídeos da apresentação:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário