terça-feira, 18 de novembro de 2014

Grupo mexicano rouba a cena no Memorial de Curitiba no domingo

Integrantes do grupo Xëtumpë posam para foto no Memorial de Curitiba.
Por Camila Babeto

O Grupo Xëtumpë marcou presença na Corrente Cultural 2014, com duas apresentações no domingo (16) no palco do Memorial de Curitiba. O projeto é conhecido como Corrente Mexicanista e tem como objetivo difundir a cultura mexicana. O grupo recebe apoio do Governo e da Embaixada Mexicana para realizar as apresentações. A equipe já esteve em Brasília e Rio de Janeiro.

O projeto foi fundado em 2004 por Nivaldo Vásquez Martinéz e é composto por jovens voluntários da comunidade de Santa Maria Tlahuitoltepec. Segundo Martinéz, todos trabalham em outras atividades e usam os fins de semanas para ensaiar as apresentações. Xëtumpë significa “o que convive”.

Para Martinéz, expressar o talento artístico por meio da música e da dança é a maneira que eles encontraram de transmitir emoção. “Queremos alegrar as pessoas mostrando a nossa cultura, vestimentas, danças, músicas e gastronomia, queremos que as pessoas conheçam um pouco mais do México por meio das nossas apresentações.”

O gerente de contas Marcos Silva mora em Campo Mourão e está em Curitiba a passeio. Ele foi uma das muitas pessoas que estiveram no Memorial prestigiando o grupo. “Pretendo ir a Cancún no México no próximo ano e quando soube da apresentação fiquei muito interessado. Foi um prazer antecipar nessa apresentação muito do que espero presenciar em minha viagem."

Veja trechos da apresentação:




Nenhum comentário:

Postar um comentário