domingo, 23 de novembro de 2014

Mostra d’Arte 2014 exibe pinturas de antigos alunos do espaço Dante Alighieri

Busto de Dante Alighieri é uma das atrações da exposição.
Por Angélica Pimenta

Com o apoio da Corrente Cultural de Curitiba, a "Mostra d’Arte 2014" apresentou uma exposição composta por pinturas de diversos artistas que passaram pela escola de pintura Dante Alighieri no centro da cidade. "Cada quadro tem uma história", conta Valéria Visioni, recepcionista da exposição.

Um dos quadros mais importantes da mostra é o de Ida Hannemann de Campos, uma artista que hoje está com 92 anos. Pintora, desenhista e tapeceira, a artista foi aluna de Guido Viaro, em 1942. Quando tinha aproximadamente 80 anos, pintou o quadro chamado de ‘’O encontro de Dante e Beatriz no paraíso’’. Valéria conta que, quando jovem, Dante foi muito apaixonado por sua namorada Beatriz, que morreu muito nova. O sonho do escritor italiano era encontrá-la novamente no paraíso. 

Ida fez a pintura retratando o encontro do casal no paraíso. A obra tem destaque especial na exposição. 

Aos visitantes, Valéria também falou sobre a história de mais dois dos quadros presentes na exposição. Um deles foi feito retalhos da vida do pintor e poeta Marcos Lozza, misturando tecido e tinta. A tela da artista Dirce Polli, por sua vez, retrata uma imagem que lhe veio em sonho. A pintura apresenta uma espécie de céu, com anjos em nuvens cor-de-rosa e mulheres tocando harpas.

Muitos quadros belíssimos compõem a exposição e não teria como falar de cada um deles aqui. Mas cada artista e cada quadro fazem parte da história sonhada pelos fundadores do espaço de Dante Alighieri. Segundo Valéria, transformar a escola de pintura em um grande centro cultural foi um sonho realizado. Hoje, o grande edifício na Desembargador Westphalen é usado para formar artistas nas áreas de teatro, pintura, canto e para o ensino da língua e da cultura Italiana.

Para quem quer conhecer um pouco mais sobre Dante Alighieri, a exposição vai até o dia 21 de novembro, de segunda a sexta, das 10h às 19h. Aos sábados e domingos, o horário é das 11h às 18h. Endereço: Rua Desembargador Westphalen, nº 15. 

Vista geral da exposição de pinturas do Dante Alighieri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário