![]() |
Busto de Dante Alighieri é uma das atrações da exposição. |

Um dos quadros mais importantes da mostra é o de Ida Hannemann de Campos, uma artista que hoje está com 92 anos. Pintora, desenhista e tapeceira, a artista foi aluna de Guido Viaro, em 1942. Quando tinha aproximadamente 80 anos, pintou o quadro chamado de ‘’O encontro de Dante e Beatriz no paraíso’’. Valéria conta que, quando jovem, Dante foi muito apaixonado por sua namorada Beatriz, que morreu muito nova. O sonho do escritor italiano era encontrá-la novamente no paraíso.

Aos visitantes, Valéria também falou sobre a história de mais dois dos quadros presentes na exposição. Um deles foi feito retalhos da vida do pintor e poeta Marcos Lozza, misturando tecido e tinta. A tela da artista Dirce Polli, por sua vez, retrata uma imagem que lhe veio em sonho. A pintura apresenta uma espécie de céu, com anjos em nuvens cor-de-rosa e mulheres tocando harpas.
Muitos quadros belíssimos compõem a exposição e não teria como falar de cada um deles aqui. Mas cada artista e cada quadro fazem parte da história sonhada pelos fundadores do espaço de Dante Alighieri. Segundo Valéria, transformar a escola de pintura em um grande centro cultural foi um sonho realizado. Hoje, o grande edifício na Desembargador Westphalen é usado para formar artistas nas áreas de teatro, pintura, canto e para o ensino da língua e da cultura Italiana.
Para quem quer conhecer um pouco mais sobre Dante Alighieri, a exposição vai até o dia 21 de novembro, de segunda a sexta, das 10h às 19h. Aos sábados e domingos, o horário é das 11h às 18h. Endereço: Rua Desembargador Westphalen, nº 15.
![]() |
Vista geral da exposição de pinturas do Dante Alighieri. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário