quinta-feira, 17 de julho de 2014

Alex Wolf: caminhos pelo teatro universitário


Há sete anos, o diretor é responsável pelo Grutun!, um dos mais expressivos grupos de teatro universitário do Paraná

Por Barbara Beltrame
Foto: divulgação

Na sala 5 do bloco 1 da UniBrasil, está um homem mediano. Seu nome é Alex Wolf. Ele trabalha como diretor no grupo de teatro da instituição, o Grutun!, que foi criado em 2007 com o objetivo de estimular a produção e discussões de arte e entretenimento entre os alunos, professores e demais funcionários da faculdade. Alex não fundou o grupo, mas foi o responsável pelo desenvolvimento, crescimento e expansão do projeto. A oportunidade de o diretor entrar no Grutun! aconteceu através do professor Victor Folquening, que o convidou para trabalhar com o grupo de teatro.

Com um sorriso de canto de boca, o diretor lembra que trabalhar com universitários é diferente do que com atores profissionais. O diretor sempre gostou de artes, começou com artes visuais, depois estudou música, hoje é cantor lírico, e por fim, artes cênicas. Quando entrou para o Grutun!, Alex percebeu que o trabalho que faria ali seria bem diferente do que estava acostumado. Estaria trabalhando com vários tipos de estudantes, que muitas vezes procuram o teatro como uma maneira de extravasar as energias do corpo.

 Muitos estão ali apenas para relaxar, ou aprender a falar em público, ou apenas para perder a vergonha. Isso faz com que o diretor trabalhe de uma maneira diferente, deixando os alunos à vontade. Prefere encarar tudo isso como um processo didático pedagógico. O grupo está sempre em reformulação, e como a faculdade é semestral, sempre há pessoas novas passando pelo Grutun!. Algumas ficam 4 anos, outras, seis meses, outras vão apenas uma semana e nunca mais aparecem. Isso faz com que o diretor mude constantemente os papéis das peças.

Alex fala com muito entusiasmo sobre seus projetos com o Grutun!. Ele prende a atenção de quem está a sua volta com facilidade. Enquanto fala, é extremamente atencioso, procura manter a pessoa confortável, fazendo com que ela se sinta bem Seus alunos o veem como excelente profissional, uma pessoa em quem se espelhar. A estudante de Jornalismo Marieli Castioni, no grupo há três anos, aponta o profissionalismo do diretor. Se tem algo que Alex não gosta, ele fala, mas sem desrespeitar alguém. É uma pessoa de índole, responsável,  que não gosta de atrasos. Brigas, nem pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário