domingo, 20 de julho de 2014

“Forma” é um filme de emoção e suspense

 
Cena de "Forma". Crédito: Reprodução.

Por Noele Dornelles

O filme japonês Forma chegou ao festival Olhar de Cinema com salas lotadas. Mas na última exibição, o longa-metragem teve uma plateia pequena. Talvez pelo formato diferenciado, pois, logo de início, vemos algo diferente e fora do contexto do que estamos habituados a ver. 

O filme conta a história de Ayaki Kaneshiro, que se reencontra com sua ex-colega de classe Yukari Hosaka. As duas decidem morar juntas, mas começam a ter uma relação fria e que logo se torna ódio. A trama, conduzida pela diretora Ayumi Sakamoto, apresenta suspense do início ao fim. 

A estudante Tania Tarachuka, 16 anos, diz que identificou vários elementos da cultura japonesa na obra. “O dialogo é bem característico do povo. A diretora conseguiu aproveitar isso no filme”. 

Forma concorreu na categoria Competitiva de longa-metragem do festival, mas acabou não levando o prêmio. Para o público desabituado a ver esse tipo de filme, ver Forma pode ser cansativo. O professor de Economia Willian Dias, 33 anos, achou que a diretora poderia ter cortado algumas cenas repetidas. “Era muito repetição, com sempre a mesma coisa”, reclama. 

Assim como Dias, também tive essa percepção. Uma das cenas que me marcou foi a de Yukari andando por uma rua em último plano. Levou minutos para que ela chegasse à frente das câmeras. Por essas e outras, Forma também é um exercício de paciência. 

Veja o trailer do filme: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário