segunda-feira, 15 de setembro de 2014

"Fatalmente, meu trabalho terá algo do Tim Burton", diz desenhista da HQ "Louco", da Graphic MSP

Rogério Coelho é entrevistado por equipe do Capital Cultura.
Por Giovanna Tortato

Durante a mesa de debates sobre o projeto Graphic MSP, o desenhista Rogério Coelho foi anunciado como o autor da HQ Louco, que será lançada em 2015. O título acompanha o personagem homônimo, que geralmente aparecia nas histórias para atormentar Cebolinha com elementos surrealistas. Após o anúncio, o ilustrador conversou com a equipe do Capital Cultura sobre o desafio de adaptar a criação de Mauricio de Souza.

Eu sei que você não pode revelar nada sobre a história, segredo de estado, mas e sobre o estilo que você adotou? Corrija-me se eu estiver enganada, mas o teaser me lembrou um pouco O Estranho Mundo de Jack, do Tim Burton. Louco vai ter essa pegada?

O Tim Burton é uma influência no meu trabalho, fatalmente vai ter alguma coisa dele no meio disso. Talvez no clima, ou ainda, gosto muito da estética dele, na coisa das espirais, das pontas, dessa coisa mais dark, noturna. Vai estar presente com certeza.
Capa da HQ divulgada na Gibicon.

Sobre a escolha do personagem, por que o Louco entre tantos personagens do Mauricio de Sousa pra escolher? 

Eu que apresentei o projeto, eu queria fazer uma história dele. Na verdade eu também já havia feito a história do Horácio no MSP + 50, e quando eu fiz essa história eu tinha uma imagem na cabeça, daí eu imaginei no que poderia transformar essa imagem e escolhi um personagem pra partilhar daquela imagem. No Louco a mesma coisa, eu tinha algumas ideias soltas que eu queria contar e eu achei que o Louco era um bom escape para elas. Mas depois conhecendo um pouco mais o personagem eu vi que eu tinha que juntar as minhas ideias com o personagem, com o que ele é. Então, quem for ler a história vai encontrar as minhas ideias e também algo a respeito do personagem, que é uma história dele né. 

Você diria que é seu personagem favorito do Mauricio?

Não, não é. Inicialmente quando eu comecei a ler Mauricio, eu adorava o Cascão. Ele era meu personagem predileto, depois, com o tempo, o Horácio e o Bidu, que é um personagem que eu adoro também.

Então se você pudesse escolher talvez fazer uma outra MSP, seria um desses personagens? Ainda que todos que você citou já foram adaptados.

No momento não consigo pensar em nenhum e acabaram de fazer o Bidu também (risos). Mas A Turma da Mata são personagens que esteticamente eu achava muito legais, curiosos. O clima das histórias eu achava um pouco estranho quando era criança. Sempre me atraiu pela coisa da estranheza mesmo, mas os caras já tão fazendo também (risos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário