quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Como assim, não é Star Trek?


Cinemateca possui "museu" de projetores de cinema
Como um capitão e projetores de cinema salvaram a queda de uma pauta

Por Camile Kogus

Confesso que quando cheguei na Cinemateca de Curitiba, no sábado, mais ou menos uma 14h, quase não acreditei no que eu vi, ou melhor, no que eu NÃO vi. Fui empolgadíssima para ver o Cine Trek, no qual seria exibido um dos filmes mais conhecidos de ficção cientifica, o lendário Star Trek. No entanto, quando cheguei não havia ninguém - ou melhor, para evitar o clichê jornalístico, havia alguém: um bilheteiro/guardinha super simpático que não quis falar seu nome, mas se autointitulava "Capitão 2 Estrelas".

Capitão me explicou que o filme que eu queria assistir só seria exibido à noite, lá por 20h ou 21h, e que naquele horário que eu fui ia começar a passar a animação Planeta 51. Confesso que tive vontade de ir embora. Não que eu não goste de animações, mas eu queria ver Star Trek. Antes que eu pudesse pensar em sair correndo dali, deparei-me com a curiosidade jornalística. Por todos os lados, eu via “trambolhos” que mais pareciam fornalhas gigantes, mas que, na verdade, eram antiquíssimos projetores de cinema.

Foi então que esqueci da minha vontade de ir para casa e resolvi fotografar um pouco, acompanhada do Capitão que, empolgado, me contou como todos os eventos de  ficção científica promovidos pela Cinemateca eram organizados. Entre flashs e perguntas. Capitão me contou da paixão dos fãs pelos filmes, e como isso unia  aficionados de diferentes tipos de obras do gênero. “Nos eventos, você não vê essa diferença entre fãs de Star Wars ou Stars Trek. Mas sim um grande grupo apaixonado por ficção cientifica”, afirmou o simpático Capitão da Cinemateca. Além disso, a Cinemateca também organiza outras diversas atividades em parceria com a Federação dos Planetas Unidos (grupo de fãs de Star Trek), entre elas exposições, maratonas de filmes, eventos de cosplays, e muitos outros.

Após o passeio, e de uma tentativa frustrada de convencer o Capitão a tirar uma foto, acabei tendo que embora, mas confesso que a minha “queda de pauta” não foi de todo ruim. Quem sabe outro dia eu não volte a passar pela Cinemateca pra conferir com o Capitão como foi a sessão que eu acabei perdendo.


Local conta com circuitos de filmes cult e reúne aficcionados por ficção científica

Nenhum comentário:

Postar um comentário