quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Músico paranaense Waltel Branco é homenageado em evento da Corrente Cultural

Waltel foi homenageado em 9 de novembro.
 Por Wando Pereira

Nas escadarias do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), um dos símbolos de Curitiba, o músico e compositor paranaense Waltel Branco, 83 anos, foi homenageado por músicos e organizadores da Corrente Cultural 2013. A celebração deu início às atividades culturais planejadas para o último fim de semana, no sábado (9) pela manhã.

Na Praça Santos Andrade, cerca de 1.500 pessoas, entre autoridades e fãs, aplaudiram a chegada do músico por volta das 11h. Em seguida, aproximadamente 150 alunos da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), juntamente com cantora paulistana Rogéria Holtz, interpretaram a canção “Estrela”, umas das composições de Branco.

Para o prefeito Gustavo Fruet (PDT), a Corrente Cultural reconhece os artistas curitibanos, simbolizados este ano em Waltel Branco, um exemplo para futuras gerações. “A homenagem representa o espírito da Corrente Cultural deste ano. Esse é o sinal de que estamos dando espaço aos artistas do Paraná”, comentou ao Capital Cultura.

De acordo com o presidente da FCC Marcos Cordiolli, secretário municipal de cultura, o evento serve para que alma do curitibano se reencontre com a cultura artística da cidade. “Ao homenagear Waltel Branco, estamos homenageando todas as pessoas que vivem nesta cidade”, ressalta.

O músico Waltel Branco.
Emocionada, Rosicler Teresinha Goeder, professora da Universidade Federal do Paranpa (UFPR), conta que acompanha o trabalho de Branco desde o início de sua carreira. “Ele é  tudo: maestro, compositor, violinista, guitarrista e produtor. Momentos como essa homenagem nos traz a reflexão de como a vida passa rápido. Porém, quando  fazemos a diferença, construímos inúmeras possibilidades para  que nosso nome fique na história”, enfatiza.

Waltel Branco


Nascido na cidade Paranaguá, em 1929, em uma família de músicos, Branco despertou o interesse pela música na juventude. Formado em jazz, em Curitiba, hoje ele é reconhecido internacionalmente e é sempre lembrado como um dos principais nomes da música paranaense.

Veja mais fotos da homenagem: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário