sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Virada Cultural terá projeto de educação no trânsito



Por Andreza Santos

A Corrente Cultural e a Virada Cultural, promovidas pela Secretaria de Cultura do Paraná, conta com mais de 500 atrações envolvendo cultura e educação em 2013. A novidade começa com a parceria com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), que possibilitou que o evento se estendesse por mais tempo e alcançasse um número maior de cidades.

Os municípios recebem, nos dias que antecedem aos shows, a Semana de Arte e Educação promovida pelo Detran. A ocasião terá diversas atividades destinadas à educação no trânsito. Núria Bianco, coordenadora da assessoria de comunicação do órgão, diz que cada município é livre para definir a programação dessas atividades, mas a oficina de Stencil Art ocorrerá em todos. A ideia é que cada cidade desenvolva ações de acordo com o perfil de seus moradores, as infrações e acidentes de trânsito mais comuns.”

Nos dias da Virada, Núria fala que o Detran irá trabalhar com materiais e lembretes feitos nos intervalos dos shows. A coordenadora ainda ressalta que o órgão não é contra a ingestão de bebida alcoólica, mas sim de dirigir embriagado. Bianco diz que não há problema se os participantes quiserem se reunir e beber, desde que optem por irem e voltarem de táxi, transporte público ou carona solidária com quem não bebeu. Assim, evitamos acidentes e ainda melhoramos a mobilidade até os shows.

Ellen Moura, 23 anos, estudante de Publicidade e Propaganda, esteve na Virada Cultural de Curitiba, em 2012, e diz que estará presente este ano também. Para ela, o evento, além de deixar a cidade mais alegre e colorida, coloca o público em contato com a arte e a música. A jovem também destaca a participação de artistas que, talvez, muitos não conseguiriam prestigiar fora do evento. “A mistura é boa e agrada todos os estilos, além de apresentar novos músicos paranaenses”.

Na capital paranaense, a Virada ocorre neste fim de semana (9 e 10 de novembro) e conta com o apoio da Corrente Cultural, que é a parceria entre instituições públicas e privadas, artistas e produtores musicais, com o objetivo de mostrar e fortalecer os artistas locais. Nas demais cidades, o evento ocorreu nos dias 26 e 27 de outubro. 

Um comentário: